DICAS ÚTEIS

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Gostamos imenso do que fazemos e mesmo não sendo nosso cliente temos todo o gosto em ajudar.

Tlm.: 911 702 292 email: info@loja9.pt

1. Introdução no mercado (importância dos classificados online)

Quando se abre uma loja ao publico em geral numa rua ou avenida, por si só, esta se divulga com interessados ou não a passarem à porta. O mesmo conceito tem de ser obtido para uma loja online, onde a sua criação e posição comercial é virtual, sendo a única forma de tomar conhecimento da mesma o acesso direto pelo nome ou domínio.

O que recomendamos é fundamental para os primeiros meses da loja online, sendo essa recomendação que os comerciantes ou lojistas coloquem diversos produtos em classificados como OLX, Coisas, custo justo, etc de forma a utilizar estes websites com milhares de visitas diárias como porta de entrada para os vossos catálogos de produtos. Clientes interessados ou não, iram ver os vossos anúncios, podendo contacta-los e terem conhecimento da loja online para uma visão completa do vossos catálogo e efetuarem os processos de compra e partilha da informação.

A ausência de mecanismos para dinamizar uma loja online nos primeiros meses pode ser o principal factor de insucesso.

2. Produzir bons conteúdos

A importância de um bom conteúdo irá refletir-se diretamente sob a forma como os motores de busca nos ajudam a chegar ao consumidor.
Procure dar sempre ao nome dos produtos, termos curtos, diretos e que o bem o identifiquem ou são conhecidos.
É muito importante que essa informação passe para o consumidor e crie um bom primeiro impacto naquilo que procuram.
Não se esqueça nunca de esclarecer na página adequada, como decorre o processo de envio de pagamento e a apresentação da empresa e métodos de contacto.
Muito importante também é toda a descrição dos produtos que vende de forma a que o seu cliente sinta que esta a ver o produto certo para ele de forma a evitar problemas futuros ou devoluções dispendiosas.

3. SEO (Search Engine Optimization)

“Desejado por muitos, mas conseguido por poucos.”
O correto funcionamento e otimização da Loja Online poderá levar a uma melhor e mais fácil posicionamento nas pesquisas orgânicas no Google ou motores de busca similares.
A Loja Online encontra-se preparada para otimizar a sua Loja automaticamente, porem não deixe de dar importância a bons nomes dos produtos, boas descrições e bons destaques com as imagens.
É possível fazer-se um melhoramento ainda mais pormenorizado, para tal deverá preencher manualmente a Aba SEO das Categorias e Produtos.

4. Webmaster Tools

Esta ferramenta serve para informar o Google da existência e organização do seu website ou loja online.
A Google irá analisar como este é visto pelos utilizadores, nas redes sociais e recolher informações relativamente aos conteúdos.
Deve ter uma conta Google e aceder a esta plataforma em: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-PT
Deve aceder e registar o Website como sendo seu. Posteriormente a Google lhe dará um código de validação para colocar no seu Website. (Podemos ajudar a colocar o código, envie-nos por email).
Posteriormente o Website fica validade para a Google, atribuindo-lhe um proprietário e aumentando a sua relevância. Poderá também conjugar este processo com o Google Analitics.

5. Google Analytics

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta de gestão e controlo do tráfego no seu Website. É uma ferramenta gratuita, disponível a qualquer utilizador e de fácil gestão.
Deve registar-se na Google Analytics em: http://www.google.com/analytics/ e colocar o seu Website.
Ser-lhe-á retribuído um código de controlo para colocar no Website ou Loja Online, ao qual no caso das lojas poderá encontrar nos widgets. Mas se desejar envie-nos que colocaremos.
Poderá a partir dessa data controlar as visitas, saber de onde elas se originam, que línguas, que páginas são mais visitadas, etc… todo um conjunto de informações que pode recolher especialmente para acompanhar em alturas de publicidade.
Não deixe de usar esta poderosa ferramenta, pois poderá antecipar melhor pequenas perdas de visitas no seu website, sem se refletirem diretamente nas vendas.

6. Google Adwords

O Google Adwords é um mecanismo pago de publicidade que posiciona nos melhores lugares o seu Website ou Loja Online.
Poderá consultar a página do Google Adwords onde encontrará toda a informação pormenorizada do bom funcionamento desta ferramenta.
Google Adwords http://www.google.pt/adwords
Temos de momento pacotes no nosso Website, onde exploramos essa campanha. Veja as opções disponíveis ou crie você mesmo a sua campanha. Destacamos a grande vantagem desta campanha que é poder GASTAR O QUE QUISER, controlando muito bem os custos da campanha.

7. Importância das Redes Sociais

Porque remar contra a maré pode ser um tempo perdido. Vá à procura dos locais onde podem estar os seus clientes.
As redes sociais são hoje em dia uma grande fonte de contacto entre Lojistas e Clientes, uma página bem organizada com possibilidade de fazer “gosto”, faz com que o cliente para além de ver o seu produto possa rapidamente transmiti-lo aos seus amigos.
Crie uma página oficial pelo menos no Facebook e no Twitter (ao qual podem trabalhar em sincronia). https://www.facebook.com/pages/create/?ref_type=logout_gear
Interaja com os seus fãs e aborde por algumas vezes temas gerais, de forma a não saturar a sua página apenas com informações comerciais e criar assim uma boa interação.

8. Publicidade nas redes sociais

NOTA: Apesar de ser uma solução prática e acessível, tem de se ter alguns cuidados de forma a não maçar os potenciais clientes.
É uma solução muito boa de publicidade, pois permite filtrar a publicidade a ser apresentada, apenas a homens ou mulheres, por área geográfica, idades, etc…
Após criar a sua página oficial consulte a aba, criar anúncio e explore todas as opções disponíveis.
O orçamento é definido por si, logo não gasta mais do que o que tem planeado.
Não se esqueça de acompanhar o impacto da campanha com as estatísticas do Google Analytics.

9. Email Marketing

Um método controverso, que tem de ser usado atualmente com muito cuidado.
Não envie nunca, emails em massa sem consentimento do utilizador, é uma situação errada e encontra-se devidamente legislada. Existe muita gente a faze-lo, mas se o seu negócio é importante para si não o faça pois dará muitas complicações e prejudicará diretamente o seu negócio.
Como tal, nem tudo é mau. O email é uma boa fonte de comunicação. Para fazer campanhas de Marketing deve ter em conta que deve ter uma boa lista de emails. Essa lista deve ser constituída por elementos que solicitaram informações suas e que fazem parte da sua lista habitual de contacto.
Coloque sempre no email uma forma de o seu cliente poder pedir a anulação da subscrição das newsletters.
Informe-se devidamente com a CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados), dos passos a ter em conta. Violação de tratamento de informação em massa pode levar a coimas elevadas.
Não tenha receio de usar o Email Marketing, porém tenha em conta a boa gestão da informação pessoal dos seus seguidores e dê sempre uma informação direta da possibilidade de poder deixar a newsletter quando desejar.

INTRODUÇÃO
Email Marketing não é Envio de email massivamente, mas pode passar por tal e assim sendo devemos tomar medidas de prevenção. Relembramos que o envio de emails publicitários ou de Marketing só podem ser enviados a pessoas que tenham expressamente pedido para os receber e a livre remoção do email dessas listas devem ser facilitadas de forma a que o cliente não classifique os seus emails como Spam.

BOAS PRÁTICAS
1. Contactar a CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados). Receberá informações úteis em vista a obter os melhores cuidados no tratamento da informação.
2. O cliente deve manifestar voluntariamente a intenção de receber as newsletters. O registo no site deve conter por defeito a opção de não receber informações sobre campanhas.
3. Todos os emails enviados como newsletter, devem conter uma opção visível e legível de como o cliente poderá pedir para ser removido da newsletter.
4. Usar listas de grande fiabilidade e de pessoas que possam estar seriamente interessadas no seu produto.
5. Evite usar listas que não conhece. Na net existe muitas, mas muitas são lixo e muitas que são pagas contém emails desatualizados, de pouco interesse para a sua atividade e em muitos casos emails inventados e inexistentes.

NECESSÁRIO (Obrigatório)
1. Registo da Base de dados na CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados). Pois estão a tratar informação pessoal de forma massiva de vários clientes.
2. O domínio deve usar um certificado SSL com IP próprio de forma a aumentar e autenticar a credibilidade do seu email e ser exclusivo para a sua atividade.

NOTAS IMPORTANTES:
Mesmo usando todas as boas práticas e obrigatoriedades, se os seus clientes, classificarem um determinado email como spam, e se de facto forem vários a o fazer, as empresas bloqueiam à mesma. Por isso coloque as opções de remoção do email da lista da newsletter bem visível e respeite a opção do seu cliente. É melhor um click para ser removido que um click a classificar como Spam.
Relembramos que o email é uma fonte de contacto protegida na lei, e é considerado dado pessoal.
A violação dessa privacidade pode levar a multas de vários milhares de euros.
Utilizem as redes sociais para esse trabalho de divulgação em massa.

10. Youtube e Canal TV

A criação de um canal do Youtube tem sido visto como uma das melhores ferramentas de Marketing.
A grande dificuldade dos consumidores é muitas vezes não entenderem bem o produto ou serviço que presta. Como tal, deve informar de uma forma prática os seus clientes.
Crie vídeos exemplificativos do que vende, como se utiliza e para que serve, colocando depois da página do produto um link para o vídeo. Ajudando o seu consumidor e promovendo a sua Loja.
Garanta mais transparência do seu negócio e conquiste os seus clientes através de uma boa informação digital.
Crie o seu canal do youtube e não tenha vergonha de se expor, pois se não existir, ninguém o faz melhor.
Veja o nosso exemplo: https://www.youtube.com/user/LOJA9SOLUTIONS

11. Ferramentas de Produtividade

Existe no Mercado variadíssimas ferramentas fantásticas, porém quero elucidá-lo e relembra-lo de duas ferramentas otimas para utilizar em qualquer negócio.
O primeiro é o Google Drive, uma ferramenta poderosa para guardar ficheiros online que é muito útil pois está connosco sempre que haja um local com internet.
O Google Drive é ótimo quando pretendemos criar catálogos para enviar aos clientes. Podemos criar um catálogo em pdf (por exemplo) e coloca-lo no Google Drive. Partilhamos o ficheiro através de link e podemos usar esse link para o enviar a qualquer pessoa de uma forma mais leve e prática. Podemos inclusive inserir o link no website para o cliente consultar o catalogo e permite assim uma fácil e rápida gestão.
A segunda ferramenta é a Google Forms. Poderosa e simples, cria formulários para os seus clientes. Formulários de satisfação, de adesão, etc…, que é muito bom para auto avaliarmos o nosso negócio junto dos que nos procuram.
Tenha atenção para evitar formulários exaustivos.

12. Chat Online no Website ou Loja Online

Mantenha o contato com o seu cliente, preferencialmente de forma instantânea.
Com um Chat ao fundo da sua página, não só acompanha melhor o cliente, como se de uma loja física se trata-se, como também esclarece imediatamente qualquer duvida do cliente.
Recomendamos o chat Tawk, que é fácil, simples e Grátis.
Inscreva-se em https://www.tawk.to e envie-nos o código que lhe será fornecido para colocar no site.
Explore e otimize o seu negócio com esta fantástica ferramenta.

13. Notícias (dinamize o seu site)

Nas lojas online existe uma opção para colocar noticias.
É uma ferramenta fácil de usar que vai dinamizar os conteúdos do seu Website.
Coloque noticias semanalmente, ligadas à sua atividade comercial e partilhe-as nas redes sociais.
Mostre-se informado e receba comentários às suas notícias.

14. Qualidade e tamanho das imagens

Tenha em atenção que grandes imagens demoram mais tempo a abrir no browser. E tempo a mais são visitas perdidas.
Recomendamos que utilize um programa de tratamento de imagens ao qual a nossa recomendação recai sobre o Photoscape (http://www.photoscape.org/ps/main/download.php?lc=pt). Este software é gratutito e permite:
• Melhorar a foto ao nível de cores e contrastes;
• Redimensionar a foto;
• Redimensionar fotos em massa; (várias mesmo tempo);
Criamos um vídeo sob este programa, que pode consultar nas Ajudas das Funcionalidades (no back office da sua Loja Online).

15. Programa de faturação

Um programa de facturação é sempre uma decisão importante.
Recomendamos o programa da Agis.biz (https://www.agis.biz/) pois é um software online, compatível com todos os equipamentos e de baixo custo.
Permite emitir faturas de uma forma muito simples até a partir de um smartphone e tem uma excelente equipa técnica sempre pronta a ajudar.
Além disso, é um software com possibilidade de sincronizar com a Loja Online, facilitando o envio de faturas e evitando erros de escrita.
Visite o nosso Parceiro e teste o software deles, gratuitamente, por 30 dias.

16. Importância do Re-Marketing

A importância de uma boa campanha publicitária não é superior à importância de um bom acompanhamento aos clientes existentes. Aliás, estes podem ser a nossa melhor publicidade, gratuita e de grande qualidade.
Temos por isso de apostar em mante-los atentos à nossa loja, mas sem estar sempre a abordar para a compra de X ou Y. É muito importante um re-marketing indireto a lembrar a loja como um sms numa data festiva a felicitá-lo ou por exemplo a desejar um bom natal.
Já muitas empresas o fazem, por isso, tem de se ser criativo. Aproveite esse contato para lembrar o seu cliente que existe, sem tentar propriamente vender algo. Crie laços com os seus clientes.
Numa versão paga mas muito pessoal, pode ser o envio de um postal no aniversário por exemplo. É uma forma de manter contacto menos habitual nas empresas, mas muito criativa e nunca está fora de moda. De forma a facilitar esse processo recomendamos que peça um orçamento na www.lojadopostal.pt. Neste caso pedem um orçamento consoante o envio médio anual que esperam ter e eles próprios enviaram um postal de aniversário a chegar a casa do cliente à data de aniversário.